Fechar

@TechReport{FerrazOlivCoel:2022:DeMaEn,
               author = "Ferraz, B{\'a}rbara Thamires de F{\'a}tima Azevedo and Oliveira, 
                         Nat{\'a}lia Rudorff and Coelho, Simone Marilene Sievert da 
                         Costa",
                title = "Desenvolvimento de material de ensino {\`a} dist{\^a}ncia para 
                         meteorologistas operacionais no Laborat{\'o}rio Virtual da 
                         Organiza{\c{c}}{\~a}o Meteorol{\'o}gica Mundial, centro de 
                         excel{\^e}ncia do Brasil",
          institution = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
                 year = "2022",
                 type = "RPQ",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                 note = "{Bolsa PIBIC/PIBITI/INPE/CNPq.}",
             keywords = "x.",
             abstract = "O presente projeto visa o desenvolvimento de um manual de 
                         utiliza{\c{c}}{\~a}o do MOODLE para futuros bolsistas e 
                         instrutores (professores) para um melhor aproveitamento das 
                         funcionalidades b{\'a}sicas e principais da plataforma. Dessa 
                         forma em seu desenvolvimento, o manual apresenta alguns 
                         t{\'o}picos b{\'a}sicos sobre como utilizar as atividades e 
                         recursos do MOODLE que {\'e} voltado aos treinamentos ligados ao 
                         Laborat{\'o}rio Virtual da Organiza{\c{c}}{\~a}o 
                         Meteorol{\'o}gica Mundial (OMM) (VLab), Centro de Excel{\^e}ncia 
                         do Brasil, coordenado pela Divis{\~a}o de Sat{\'e}lites e 
                         Sensores Meteorol{\'o}gicos do INPE (DiSSM). O manual apresenta 
                         as ferramentas e suas aplica{\c{c}}{\~o}es na 
                         cria{\c{c}}{\~a}o de cursos dentro do contexto dos treinamentos 
                         do VLab, solidificando o papel da pesquisa na difus{\~a}o do 
                         conhecimento cient{\'{\i}}fico por meio da 
                         manuten{\c{c}}{\~a}o, divulga{\c{c}}{\~a}o e constante 
                         atualiza{\c{c}}{\~a}o da plataforma MOODLE. Os resultados 
                         apresentados neste relat{\'o}rio mostram a import{\^a}ncia e 
                         efic{\'a}cia dos m{\'e}todos e ferramentas extra{\'{\i}}das do 
                         MOODLE para a cria{\c{c}}{\~a}o dos cursos presentes na 
                         plataforma, bem como, o suporte dado aos usu{\'a}rios, alunos e 
                         professores. Portanto, conclui-se que a import{\^a}ncia da 
                         cria{\c{c}}{\~a}o de um documento de refer{\^e}ncia servindo 
                         como um guia na utiliza{\c{c}}{\~a}o do MOODLE {\'e} de grande 
                         import{\^a}ncia para bolsistas e professores que far{\~a}o uso 
                         da ferramenta nos treinamentos aplicados e possui valor para 
                         difundir o conhecimento de seus usu{\'a}rios que s{\~a}o 
                         beneficiados por esses treinamentos oferecidos pelo VLab 
                         atrav{\'e}s do ensino a dist{\^a}ncia.",
          affiliation = "{Faculdade Tecnol{\'o}gica (FATEC)} and {Instituto Nacional de 
                         Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas 
                         Espaciais (INPE)}",
             language = "pt",
                pages = "13",
                  ibi = "QABCDSTQQW/46C57TH",
                  url = "http://urlib.net/ibi/QABCDSTQQW/46C57TH",
           targetfile = "
                         
                         Relatorio_Final_PIBITI_2021_2022_Barbara_Thamires_de_Fatima_Azevedo_Ferraz.pdf",
        urlaccessdate = "20 maio 2024"
}


Fechar